O dia da Liberdade, 25 de Abril, é para a comunidade do ciclismo Algarvio o dia da Maratona de Alte. E esta foi já a 19ª Edição. Uma prova organizada pela Escola Profissional de Alte, atualamente em parceria com o Grupo Desportivo Serrano.

O Evento integrou a Taça do Algarve XCM, a Maratona de Alte para os praticantes de Lazer e o II Trail de Alte. Várias centenas de participantes aderiram a esta edição, dos quais cerca de 130 na Taça do Algarve XCM#2.

Marco Sousa da equipa Roodinhas / Santos Silva, um “veterano” do BTT que outrora conquistou a Taça de Portugal XCM foi um dos “outsiders” que marcou presença e que muito animou a prova. Deste cedo impôs um ritmo forte mas sempre acompanhado de perto pela dupla Hernani Silva e Andrew Henriques. Dedicado agora ao XCO acabou por pagar a fatura no ultimo terço da prova terminando apenas em 5º. A dupla do BTT Loulé completou a prova em 2h49min à média de 26.5km/h ficando a vitória para Hernani Silva.

Em Elites Femininos, Charlotte Davies do BTT Loulé venceu destacada com quase 11 minutos de vantagem para Celina Carpinteiro. No lugar mais baixo do pódio ficou Irina Coelho do Bike Clibe São Brás.

Em Sub23 venceu destacado Filipe Francisco do BTT Loulé / BPI / Elevis.

Em Master 30 João Rodrigues do G.D. Santa Cruz estreou-se a vencer enquanto em Master 35 Valério Ferreira voltou às vitórias.

Na Categoria Master 40 assistiu-se a um duelo interessante entre Filipe Salvado e Humberto Fernandes com vantagem para o primeiro e em Master 45 António Brissos voltou à competição e às vitórias!

Em Master 50 triunfou Mário Sebastião, em Master 55 Ilídio Carvalho e em Master 60 Carlos Cabrita.

Em Master 30 Femininos venceu Marlene Costa do BTT Conceicao de Faro e em Master 40 Femininos Elisete Sousa.

Por equipas venceu o BTT Loulé / BPI / Elevis, em 2º o BTT Conceição de Faro e em 3º o ExtremoSul / Hotel Alisios / Cenmais.

Classificações Completas

 

Juniores  –  Juniores F  –  Sub23  –  Elites  –   Elites F  –  Master30  –  Master35  –  Master40  –  Master 45  –   Master50  –   Master55  –   Master60  –   Master 30 F  –  Master F 40  –   Equipas

Ranking da Taça do Algarve XCM após 2 Provas:

Juniores Ranking   –   Juniores F Ranking    –    Sub23 Ranking   –   Sub23 F Ranking   –    Elites Ranking   –   Elites F Ranking   –   Master60 Ranking    –   Master55 Ranking   –   Master50 Ranking  –  Master40 Ranking   –   Master45 Ranking  –   Master35 Ranking   –    Master30 Ranking   –   Master F 40 Ranking   –   Master F 30 Ranking        –   Equipas Ranking